Livro LICOM

capa Livro LICOM. Clique para abrir o livro.

Relatos de Experiências no LICOM | Download PDF (1,04Mb)
Rio de Janeiro
Instituto de Letras – UERJ
2014

ISBN 978-85-64315-07-5

Como citar:
ANTUNES, Maria Alice Gonçalves, SALIÉS, Tânia Mara Gastão. Relatos de Experiências no LICOM. Rio de Janeiro: Instituto de Letras/UERJ. 2014. ISBN 978-85-64315-07-5. 
Disponível em <http://www.licomletrasuerj.pro.br/downloads/LIVRO01_LICOM.pdf>.

 


 

APRESENTAÇÃO

DESSACRALIZANDO ESPAÇOS POR MEIO DE NARRATIVAS

Desde sua criação, o Programa LICOM busca construir um espaço onde dialoguem os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Preocupa-se, particularmente, em permitir que a prática pedagógica transforme-se em teoria de ensino e aprendizagem e esta, por sua vez, retroalimente a prática para servir à formação docente de graduandos e pós-graduandos.

O presente volume apresenta narrativas docentes e discentes que sustentam a natureza teórico-prática do Programa LICOM. Os relatos ilustram como professores e alunos trocam posições, ora desempenhando papel de ouvinte, ora desempenhando papel de narrador. Ao mesmo tempo, os relatos também demonstram como o espaço da Universidade é apropriado pela sociedade. Transitam pelos corredores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro grupos de faixas etárias que variam entre 18 e 70 anos (aproximadamente) com formação das mais diversas. De professores vinculados aos Programas de Pós Graduação da UERJ a alunos de Terceira Idade, há um público variado interessado em aprimorar suas competências em língua materna ou estrangeira (alemão, francês, inglês, italiano, espanhol, grego koiné) e latim.

Trata-se de uma oportunidade ímpar de colocar formações diversas, línguas diversas, faixas etárias diversas e, portanto, culturas diversas em contato e, a partir delas, nutrir o respeito às diferenças tendo como objetivo comum o ensino e aprendizagem de línguas. É esse ambiente multicultural que oportuniza a construção de uma identidade docente para os graduandos e pós-graduandos do Instituto de Letras da UERJ.

Esperamos que as reflexões aqui presentes possam inspirar professores e futuros professores a abraçar a dessacralização do espaço universitário por meio da circulação de saberes e do serviço à comunidade.

Maria Alice G. Antunes & Tânia Mara G. Saliés
(organizadoras)


SUMÁRIO

Dessacralizando espaços por meio de narrativas
Maria Alice G. Antunes & Tânia Mara G. Saliés - p. 5

Circulação de sujeitos e saberes nos cursos de extensão
Claudia Almeida - p. 6

O projeto LETI: línguas estrangeiras para a terceira idade
Rosangela A.Dantas - p 13

A iniciação à docência como espaço de pesquisa: o LICOM/LETI e suas práticas
Roberta Maranguape & Ronaldo Araujo - p. 21

O projeto PELE e o ensino de línguas estrangeiras para fins específicos
Rita de Cássia Miranda Diogo - p. 26

Projeto LICOM / OLEE – oficinas de línguas estrangeiras nas escolas
Flavio Saraiva - p. 34

Cultura e interculturalidade: aspectos da cultura alemã no primeiro dia de aula na oficina de alemão no CAP/UERJ
Elke Liebhold de Belli - p. 37

Oficina de língua italiana no CAP/UERJ – relato de experiência
Bruna Villani Simini - p. 44

LICOM/PLIC: construindo conhecimentos emancipadores em espaço de formação docente
Alexandre do Amaral Ribeiro - p. 46

Atividade comunicativa para ensino de ELE
Thamyres Ribeiro - p. 54

Música no ensino de alemão
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz - p. 60

Sobre a experiência de ensinar português para estrangeiros, integrando língua e cultura
Pedro Puro Sasse da Silva & Alexandre do Amaral Ribeiro - p. 66